terça-feira, 9 de dezembro de 2014

[Crônica] NÃO JOGUE LIXO NA MINHA CARA

Todos vivem preocupados com aquecimento global, mudança climática, reciclagem e etc. (ou nem tanto), mas nem sequer põe em prática aquilo que defendem. Acordo às 6 horas da manhã, me arrumo, saio para caminhar e já me deparo com pessoas apressadas, correndo para não perder o ônibus. Algumas tranquilas, serenas simplesmente passeando com seus animais de estimação que deixam uma lembrancinha ou um aviso de que passaram por ali. Outros serão obrigados a desviarem ou “apreciarem” o terrível odor que o animal que naquele lugar passou á pouco.
Outra coisa também que percebi é que muitos saem de casa com pressa, e não conseguem tomar o café da manhã antes de ir trabalhar e acabam tendo de sair comendo enquanto andam para o trabalho, passam por uma lixeira e acabam jogando embalagens no chão mesmo, não é a calçada da casa deles não é? Entulhos de resto de materiais usados em obras, peças mecânicas, comida. Vejo também com bastante frequência pessoas jogando pela janela dos ônibus latas de refrigerante, motoristas de carros de luxo jogando cigarros, maços de cigarros e papéis amassados como se fosse algo normal.
Um desrespeito com o espaço público porque vários jogam diversos tipos de sujeira, até materiais tóxicos são encontrados. Algumas prefeituras têm varredores pelas avenidas, mas todos deveriam no mínimo respeitar não só quem trabalha limpando nossas ruas, mas respeitar a si mesmo e a sua cidade e quem também mora nela. Ninguém é obrigado a pisar no presentinho do cachorro alheio, desentupir a entrada do bueiro que tem na frente de casa para evitar que cause alagamento, e evitar incêndios que também ocorrem por bitucas de cigarro ainda acesas que acabam caindo em áreas como parques, bosques e até no quintal de algum vizinho.
E há quem arruma briga por ter repreendido alguém por ter jogado lixo na via pública. O incrível é que tem poucas lixeiras na cidade, uma a cada esquina ou duas no meio do trajeto se tiver sorte. Antes de criticarem os outros devem fazer para si mesmos o exemplo. Muitos varrem as calçadas em frente de casa e jogam a sujeira acumulada no lixo e até separam em lixo orgânico e reciclável, se muitos fizessem pequenas coisas como esta e contribuírem para manter a limpeza pública será possível acreditar no sonho da cidade limpa e educada.

No final da minha caminhada, na esquina perto de casa vejo uma pessoa comendo um lanche acho, não sei bem porque estava um pouco longe e abriu a lata de refrigerante jogou na minha calçada, eu até fiquei calmo porque é só uma tampinha eu posso juntar e jogar no lixo mas assim que me aproximava de casa ele joga a embalagem ainda com restos de comida que caem na calçada e joga a lata de refrigerante próximo do meio-fio. Não deixei passar, fui até a pessoa a chamei e disse que era para jogar aqueles restos e jogasse no lixo. Ele fingiu que não ouviu, chamei de novo já quase gritando ele se virou juntou o lixo e jogou no latão de lixo que estava ali próximo, aproveitei que ele se aproximava empurrei e no mesmo momento chegou o caminhão que recolhia o lixo, viraram o tambor dentro da caçamba do caminhão e o levaram junto. 
Fiz minha parte joguei lixo no lixo.

Kevin Capobianco

Nenhum comentário:

Postar um comentário